5 dicas sobre como melhorar a sua liquidez
As pequenas empresas podem ter problemas com atrasos de pagamento - muitas sentem-se pressionadas a aceitar prazos mais longos do que consideram razoáveis. Então o que podem fazer para melhorar a liquidez?
Embora manter a liquidez possa ser um desafio, reunimos algumas dicas para ajudar a sua empresa a manter o seu negócio em movimento.
Compreendemos que as finanças são difíceis para muitas pequenas empresas e que os atrasos de pagamento podem colocá-las em risco de falência. Manter um controlo apertado sobre os custos e as receitas significa ter dinheiro quando precisa dele.
1. Tenha uma visão geral da liquidez
A utilização de um orçamento de liquidez permite-lhe planear o futuro, mostrando quando terá dinheiro suficiente na sua conta para pagar os custos. Manter-se a par da situação significa que tem o controlo e pode tomar medidas antes que ter os problemas.
2. Reduzir as condições de crédito
O tempo que decorre desde que vende um produto ou serviço até ter o dinheiro no banco tem um grande impacto no fluxo de caixa. Este tempo deve ser o mais curto possível, uma vez que o crédito concedido é geralmente concedido sem ser garantido contra os activos do cliente.
Lembre-se de:
- Implemente rotinas de facturação para que receba os pagamentos mais rapidamente.
- Ter data de vencimento tão curta quanto possível na factura.
Ambos reduzem o período de crédito, o que significa que tem mais do seu próprio dinheiro nas suas contas.
3. Planear operações num orçamento de lucro
Um orçamento de desempenho é uma forma diferente de planear operações, em vez de simplesmente olhar a liquidez. Cria uma visão geral do que custa gerir o negócio comparando com os rendimentos que se tem no mesmo período. Isto dá-lhe informação sobre quão rentável ou não, é o seu negócio.
4. Acompanhamento das facturas pendentes
Pode haver muitas razões para um cliente não ter pago a tempo. Alguns debatem-se com o seu próprio fluxo de caixa, outros têm uma administração deficiente e alguns pagam com atraso intencionalmente.
É fácil fazer suposições e deixar a comunicação escapar, mas acompanhar com lembretes atempados é um passo simples que pode resolver muitos problemas.
5. Ter o controlo da gestão financeira
Quando gere um negócio, há muito para acompanhar. Certifique-se de ter a ajuda certa para manter o controlo financeiro. Isso permite-lhe libertar-se para fazer crescer o seu negócio sabendo que as suas finanças estão seguras e será alertado se algo precisar da sua atenção.
O que muitas empresas precisam é de ajuda especializada. A Intrum está numa posição ideal para ajudar as PMEs que lutam para receberem nos prazos. Utilizaremos os nossos dados, conhecimento e experiência para garantir um pagamento seguro, ao mesmo tempo que cuidamos dos seus clientes e protegemos a sua reputação.