Portugueses são dos mais cumpridores na hora de pagar as suas contas

Europeus estão cada vez mais confiantes no pagamento das suas contas

  • Europeus estão cada vez mais confiantes no pagamento das suas contas apesar da incerteza económica
  • Países da Europa do sul lideram o ranking dos melhores pagadores, nórdicos no fim da tabela

O ECPR – European Consumer Payment Report 2024, divulgado hoje pela Intrum, empresa líder em Gestão de Crédito na Europa, destaca que 85% dos consumidores portugueses que responderam ao estudo afirmam pagar as suas contas a tempo, posicionando o país entre os líderes europeus no cumprimento de pagamentos nos prazos. Este valor, ligeiramente abaixo dos 89% registados em Espanha, (que está no 1º lugar dos mais cumpridores) reforça a posição de Portugal como um dos países europeus onde os consumidores mais respeitam os seus compromissos financeiros, mesmo com a incerteza económica persistente.

Esta tendência positiva surge num contexto de leve recuperação económica e de ajustamentos nos orçamentos familiares, que têm permitido a muitos consumidores uma maior flexibilidade financeira.

Surpreendentemente, e em contraste com Portugal e Espanha, os países nórdicos, como a Noruega (65%), Dinamarca e Finlândia (63%), ocupam os últimos lugares da tabela, apresentando os valores mais baixos. Esta tendência verificada na Escandinávia é amplamente influenciada devido ao elevado nível de endividamento em relação aos rendimentos, impulsionada em grande parte pelos empréstimos hipotecários e pela preferência pelas taxas de juro variáveis.

O ECPR revela que os europeus estão hoje mais confiantes na sua capacidade de cumprir com os compromissos financeiros do que nos últimos anos, em grande parte devido às condições macroeconómicas que começam a melhorar em toda a Europa. Nos últimos 12 meses, 74% dos inquiridos afirmaram ter pago todas as suas contas nos prazos - a percentagem mais elevada desde 2019. Embora seja uma evolução positiva, a confiança dos consumidores na Europa permanece frágil devido ao elevado nível de preços, taxas de juros elevadas e volatilidade dos preços de energia. Além disso, o estudo da Intrum indica que, embora muitos consumidores estejam a pagar as suas contas, isso deve-se à adaptação a um estilo de vida para viver com menos dinheiro do que tinham do período pré-pandemia. Os consumidores têm ajustado os seus hábitos de consumo e gerido as pressões financeiras de forma mais eficaz. 

Segundo Luís Salvaterra, Diretor-Geral da Intrum Portugal, “o ECPR deste ano mostra-nos que o bem-estar financeiro dos europeus está a melhorar e Portugal é um bom exemplo disso. Os consumidores estão a pagar as suas contas nos prazos com mais frequência, mas encaramos isto com otimismo cauteloso, pois a confiança do consumidor permanece frágil. 
Na Intrum, o nosso trabalho coloca-nos em contacto com centenas de milhares de pessoas todos os dias, de todas as origens e em diversas situações financeiras. Acreditamos que a dívida, quando gerida de forma responsável, pode proporcionar flexibilidade às pessoas quando precisam e ajudá-las a atingir os seus objetivos pessoais. Uma abordagem ética à gestão de dívidas é o único caminho a seguir, e estamos comprometidos em liderar nesse sentido.”

Legenda: Consumidores que pagaram as suas contas nos prazos no último ano

ECPR 2024 Consumidores que pagaram as suas contas nos prazos no último ano
ECPR 2024 Consumidores que pagaram as suas contas nos prazos no último ano

O ECPR 2024 também revela que, nos últimos cinco anos, a razão mais comum para o não pagamento de uma conta foi a falta de recursos financeiros. Em 2024, o principal motivo apontado pelos consumidores para falhas no pagamento é o esquecimento. A proporção dos que alegam falta de dinheiro caiu de 43% em 2023 para 29% este ano, valor também abaixo da média observada nos últimos cinco anos, de 36%.

Para as empresas voltadas para o consumidor (B2C), um dos destaques do estudo de 2024 revela como o não acompanhamento de tendências/evolução tecnológica, podem ter um impacto desproporcional na disposição de um consumidor para pagar nos prazos: 57% dos consumidores admitem que podem pagar com atraso se receberem uma fatura em papel pelo correio, mesmo que tenham capacidade financeira para a pagar imediatamente. Quando analisado este comportamento por idades dos inquiridos, os números são ainda mais expressivos, disparando para 76% e 68% respetivamente, geração Z e Millennials.

Por outro lado, o ECPR salienta que apenas 8% dos europeus se debatem com problemas para pagarem as suas dívidas, sendo que os consumidores portugueses ocupam o terceiro lugar desta lista, com 14% a afirmarem que têm dificuldades para cumprir com as suas obrigações financeiras, situando-se logo atrás dos consumidores gregos e finlandeses.