Economia em Foco #11 A situação do crédito às empresas e às famílias na UE
Na última edição do Economy in Focus, a economista sénior da Intrum, Anna Zabrodzka-Averianov, apresenta dados fundamentais sobre as questões prementes que envolvem o endividamento das empresas e das famílias na União Europeia. À medida que entramos num ciclo de flexibilização da política monetária, este relatório revela de que forma as reduções das taxas afectarão as empresas e as famílias de forma diferente e se serão suficientes para contrariar as crescentes pressões financeiras.
O que vai descobrir:
- O aumento de insolvências das empresas na Europa
- Alterações nos padrões de endividamento e do consumo de crédito das famílias
- Implicações das futuras reduções das taxas de juro por parte do BCE
- Comentários de especialistas e análise orientada por dados
Nesta edição da Economia em Foco, fazemos uma visão de longo prazo, acompanhando a evolução do crédito desde a pandemia até ao presente. Embora vejamos alguns sinais de melhoria, isso ainda não se reflecte nos dados de crédito. Prevejo que o crédito às famílias aumente gradualmente no futuro, mas a um ritmo mais lento do que o observado após a pandemia, enquanto o crescimento do crédito ao consumo começará a abrandar. Isto está em linha com as tendências mais amplas que temos observado, como o aumento do crédito ao consumo para gerir o aumento do custo de vida.Anna Zabrodzka-Averianov, Economista Sénior da Intrum
Descarregue o relatório
Descarregue já o relatório completo Economy in Focus para perceber como estas tendências podem impactar o seu futuro financeiro.