
Economy in Focus #13 | 2025 Triunfo ou turbulência?
Na 13ª edição do Economy in Focus, a economista sénior da Intrum, Anna Zabrodzka-Averianov, reflecte sobre as principais tendências que moldam o panorama macroeconómico na Europa em 2025. O relatório foi publicado em Fevereiro de 2025.
Os cortes nas taxas de juro vão continuar, mas a ritmos diferentes
Embora se espere que os bancos centrais reduzam as taxas directoras ao longo de 2025, o ritmo dependerá das pressões inflacionistas e do desempenho económico. Algumas regiões poderão sofrer cortes mais rápidos, enquanto outras terão de manter taxas mais elevadas durante mais tempo para conter a inflação.
Aperto orçamental pode abrandar a recuperação económica
Os governos europeus estão sob pressão para equilibrar os orçamentos após anos de gastos com estímulos. A redução do apoio fiscal poderia conduzir a um crescimento mais lento, afectando as empresas e os níveis de emprego sectores chave.
Os riscos geopolíticos ameaçam a estabilidade
Desde o regresso de Donald Trump até às tensões comerciais globais, as mudanças políticas na Alemanha e França e, os conflitos em curso na Ucrânia e Médio Oriente, a incerteza continua a ser um disruptor económico significativo. As empresas devem preparar-se para a volatilidade dos preços da energia, das cadeias de abastecimento e da confiança no investimento.

Comentário da Economista Sénior da Intrum:
"Embora pareça provável uma recuperação económica lenta, as convulsões geopolíticas e as pressões inflacionárias turvam as perspectivas. As empresas e os decisores políticos devem preparar-se tanto para as oportunidades como para os riscos em 2025»