Economia em Foco #4 - O emprego continua forte na Europa
Analisámos a situação actual do emprego em toda a Europa na última edição do nosso estudo bimestral sobre a conjuntura macroeconómica.
Apesar da crise inflacionista, a taxa de emprego na UE mantém-se num nível sem precedentes, o que demonstra a resiliência do mercado de trabalho europeu. No entanto, os salários reais foram afectados, uma vez que a inflação ultrapassa o crescimento dos salários, levando muitos europeus a ter menos rendimento disponível. Não obstante, a confiança dos consumidores está a recuperar, dando esperança de que o fim da turbulência económica está à vista, apesar da incerteza persistente, particularmente à luz da recente turbulência bancária.
Veja este pequeno vídeo em que a nossa economista sénior apresenta um breve resumo do último relatório
Bimestralmente, Anna Zabrodzka-Averianov - economista sénior da Intrum, faz uma análise completa dos temas macroeconómicos da actualidade, contextualizando-os e oferecendo a informação que necessita para entender o impacto na sua empresa e nos seus clientes.
A incerteza permanece elevada, particularmente face à recente turbulência bancária, mas as perspetivas melhoraram consideravelmente ao longo do último trimestre.Anna Zabrodzka-Averianov, Economista Sénior da Intrum
Nesta edição:
- As taxas de emprego continuam a aumentar em toda a Europa
- Os salários reais ficaram para trás
- A recente agitação deixou de lado problemas de longo prazo