European Consumer Payment Report 2024

O European Consumer Payment Report 2024 baseia-se nas informações de 20 000 consumidores em 20 países europeus. Oferece uma visão geral da capacidade dos consumidores para pagar as contas nos prazos e destaca a evolução das atitudes em relação aos compromissos financeiros. Este relatório foi divulgado em Novembro de 2024.

A maioria dos consumidores cumpre os seus compromissos mensais

Actualmente, os europeus têm uma maior confiança na sua capacidade para cumprir os seus compromissos financeiros do que há anos, com 74 % dos europeus a declararem que podem cumprir todos os seus compromissos financeiros nos prazos, o valor mais elevado desde 2019. No entanto, um número crescente (37%) depende do crédito para cobrir os custos essenciais e a mesma proporção (37%) pode ter de recorrer a empréstimos a curto prazo para cobrir uma despesa inesperada de valor igual ou superior a 200 euros.

Os jovens adultos enfrentam novos desafios e tentações

O ECPR 2024 reporta uma divisão geracional, com apenas 69% dos millennials a pagar as contas nos prazos, em comparação com 83% dos baby boomers. Os consumidores mais jovens enfrentam desafios maiores, incluindo preocupações acrescidas com a segurança do emprego, uma vez que muitos temem perder o emprego para a automação e a IA. Além disso, as redes sociais e as compras online incentivaram gastos excessivos, especialmente entre os grupos etários mais jovens.

Os europeus começam a adoptar a IA

Os europeus mostram uma aceitação cautelosa da IA nas finanças, com 25 % dos consumidores a sentirem-se mais confortáveis a negociar pagamentos com a IA devido à sua imparcialidade, o que reduz o julgamento e o constrangimento. Embora a abordagem objectiva da IA seja vista como benéfica, particularmente na gestão de dívidas, persistem preocupações significativas com a privacidade, já que muitos estão preocupados com a segurança dos dados e a falta de empatia da IA em decisões financeiras sensíveis.


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