European Consumer Payment Report 2024 Portugal
O European Consumer Payment Report 2024 baseia-se nas informações de 20 000 consumidores em 20 países europeus. Oferece uma visão geral da capacidade dos consumidores para pagar as contas nos prazos e destaca a evolução das atitudes em relação aos compromissos financeiros. Este relatório foi divulgado em Novembro de 2024.
Confiança dos consumidores no pagamento das suas despesas
A maioria os consumidores cumpre os seus compromissos mensais.
Os resultados apresentados pelo European Consumer Payment Report 2024 refletem um avanço significativo nos comportamentos de pagamento em Portugal. Em 2024, 85% dos consumidores afirmaram pagar todas as contas dentro dos prazos, representando um crescimento expressivo face aos 77% observados em 2023.
Comportamento de gastos e redes sociais
As redes sociais incentivam gastos excessivos.
O estudo da Intrum reforça a ideia de que as redes sociais e o comércio online desempenham um papel central como catalisadores de gastos excessivos, destacando-os como dois dos principais fatores que impulsionam este comportamento. 40% dos consumidores portugueses inquiridos no estudo da Intrum (valor em linha com a média europeia) fizeram compras por impulso depois de verem um artigo anunciado nas redes sociais.
Os consumidores estão a aprender a gostar da IA
Visão do consumidor: as máquinas não julgam.
Um quinto dos consumidores portugueses inquiridos (20%) diz que se sentiria menos julgado acordando planos de pagamento com uma Assistente Virtual do que com uma pessoa, embora esse tipo de interface seja um recurso relativamente novo do crédito ao consumo. Na Europa este valor aumenta em 5 pontos percentuais, situando-se nos 25%.
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