3 factores que impactam o risco de crédito
A sua empresa oferece crédito a outras empresas ou a particulares? Então deve saber como estes factores de risco podem afectar o risco de crédito da sua empresa
O risco de crédito é o risco associado à concessão de crédito a outra parte. Por exemplo, se vender um produto a crédito oferecendo uma factura ou pagamento parcial, ou emprestar dinheiro. O aumento do risco de crédito pode afectar o seu negócio de várias maneiras:
Muitas empresas não estão conscientes de que o risco de crédito pode aumentar, mesmo quando a economia está a crescerdiz Tor-Erik Ingebretsen
Felizmente, existem várias variáveis macroeconómicas que dão pistas sobre como o risco de crédito se irá desenvolver para o seu negócio.
1. Avaliação de riscos - cobrança de dívidas
A cobrança de dívidas entre empresas mostra o nível de incumprimento em geral e dá uma indicação da solidez financeira das empresas. Esta é uma informação útil para a avaliação do riscos no seu negócio.
Para calcular o incumprimento, analisamos a cobrança total de dívidas entre as sociedades limitadas, a proporção de sociedades limitadas com cobrança de dívidas e o valor médio em cobrança de dívidas por empresadiz Ingebretsen
Se isto aumentar proporcionalmente, então a concentração do risco aumenta.
2. Volume de transacções na economia
O factor mais importante por detrás do crescimento da cobrança de dívidas a curto prazo é o número de transacções na economia. O aumento da procura por parte das famílias gera uma maior procura entre empresas, o que por sua vez, conduzirá a um aumento do número de transacções.
Se a proporção de empresas que incumprem não alterar, o montante em incumprimento aumentará à medida que aumentem as transacções financeiras. O risco de crédito, ou seja, a probabilidade de incumprimento, permanece inalterado.
No entanto, uma desaceleração do crescimento das transacções entre empresas pode afectar o acesso ao dinheiro e por conseguinte a liquidez das empresas individuais. Isto pode levar a que a cobrança das dívidas demore mais tempo e assim aumentar o risco de crédito.
3. Procura por parte das famílias
A rentabilidade das empresas depende da procura das famílias, ou seja, dos consumidores. E essa procura depende em grande medida do seu rendimento disponível - o rendimento que sobra depois de os consumidores cobrirem os seus custos fixos.
Vários factores afectam o rendimento disponível, incluindo:
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