7 dicas para a recuperação de dívidas de empresas
Ser pago por bens e serviços está no cerne de um negócio sustentável. Na Intrum, lideramos o caminho para uma economia sólida, ajudando os nossos clientes a serem pagos a tempo.
Dívidas incobráveis e pagamentos em atraso podem provocar despedimentos, problemas de liquidez e falência. Em casos extremos, podem mesmo sujeitar proprietários e directores a responsabilidade pessoal. Por isso que é importante fazer da recuperação da dívida uma prioridade - e não apenas em tempos de crise.
A realidade é que poucas empresas podem evitar as dívidas incobráveis, no entanto, prevenir é sempre melhor que curar. Não importa quão grande ou pequena seja a sua empresa, deve estabelecer e implementar medidas para minimizar o risco de dívidas pendentes. Tal aumentará a possibilidade de iniciativas de recuperação eficazes. Também contribuirá para o resultado final da empresa, evitando o custo, o tempo e o incómodo de combater os atrasos de pagamento.
Aqui estão sete dicas que pode fazer para facilitar os pagamentos:
Estar disposto a negociar a dívida
Ao ser flexível e realista, pode evitar quaisquer disputas e aumentar a probabilidade de receber o seu pagamento. Se necessário, pode renegociar a dívida ou celebrar um plano de pagamentos. Lembre-se sempre de acompanhar os prazos de pagamento.
Manter a documentação em ordem
Todas as comunicações - tanto escritas como verbais - relativas a reclamações e pedidos de pagamento devem ser claras, precisas e detalhadas. É importante que possa fornecer a documentação necessária no caso de o caso ir para a cobrança de dívidas ou acabar em tribunal.
Aprenda com os seus erros
Evite cometer o mesmo erro duas vezes, preste atenção aos termos e condições legais comerciais. Faça melhorias práticas, como exigir pagamento imediato, usar verificações de crédito e reavaliar continuamente o processo de facturação.
Peça ajuda profissional com antecipação
Se as suas cartas e chamadas telefónicas não resultaram num pagamento, deverá, o mais cedo possível, levar os seus créditos a um parceiro profissional de gestão de crédito. Uma agência de cobrança de créditos é especializada em tendências de pagamento e processos de cobrança de dívidas, o que significa que muitas vezes receberá o pagamento mais rapidamente. Isto liberta-o para se concentrar no seu negócio principal.
Cumpra sempre as leis locais
Certifique-se que cumpre os requisitos legais para o processo de lembretes e cobrança de dívidas, por exemplo no que diz respeito a prazos, custos e taxas.
Nunca torne pessoal
Ameaças e intimidação são ilegais e podem resultar em que seja processado. Não deixe que as emoções se interponham no caminho. Trabalhar com as pessoas de forma construtiva tem mais probabilidades de resultar num pagamento.
Seja realista quanto ao montante em dívida
O custo de utilizar profissionais, como advogados, é frequentemente desproporcionado com o valor em dívida. Em vez de levar o caso directamente a tribunal, pode ser mais económico passar primeiro por um processo de cobrança de dívidas extrajudicial.