Porque deve ter uma política de crédito
Além de facturas claras e simples, a sua empresa deve ter uma política de crédito para que todos na organização conheçam as directrizes para novos clientes e facturação
Uma política de crédito detalha onde, quando e como faz negócios com um cliente. Deve mencionar que deve ter sempre informações sobre o cliente: nome da empresa, número fiscal, endereço de facturação de todos os seus clientes, bem como informações sobre pessoas autorizadas na conta.
Além disso, a política deve conter informações sobre quando verifica o crédito de um cliente e quem é responsável por isso. Se um cliente quiser negociar um período de pagamento mais longo do que o estabelecido, deve ficar claro quem está autorizado para o aprovar.
Formalizar a facturação geral e as rotinas de crédito
Deve também formalizar as rotinas gerais de facturação, lembretes e requisitos. Quantos dias após a data de vencimento enviam o lembrete? Se cobrar uma taxa de lembrete, qual é o seu valor? Se o lembrete também não for pago, deverá telefonar ao cliente ou deverá passar para a gestão da cobrança de dívidas? Em caso afirmativo, quantos dias após o lembrete isso acontecerá?
Por último, mas não menos importante, a política deve conter informações sobre a capacidade creditícia que um cliente tem para poder ser concedido crédito. Aos clientes com uma notação de crédito inferior a um determinado nível deve ser pedido que paguem antecipadamente, reduzindo o risco de não pagamento e salvaguardando a sua organização.
A maioria das grandes empresas tem políticas de crédito mas estas precisam de ser bem comunicadas para que todos na empresa as sigam. No entanto, é também importante para as pequenas empresas que estabeleçam as suas próprias políticas de crédito. O não pagamento de dívidas pode limitar o crescimento e até ameaçar a sobrevivência.
Precisa de ajuda com o risco de crédito e a facturação?
A Intrum possui uma enorme quantidade de dados e experiência quando se trata de risco do cliente e de pagamentos. Podemos ajudar o seu negócio a verificar e monitorizar os clientes, podemos gerir a sua facturação e lembretes se necessitar de apoio. Ajudamos os nossos clientes a prosperar, cuidando dos seus clientes assim, pode ter a certeza de que a sua reputação e marca estão protegidas quando trabalhar connosco.