Consciencialização financeira a crescer no Sul da Europa
European Money Week 2021: A Intrum constata que a pandemia está a ter um efeito colateral positivo: as ambições dos consumidores europeus em relação à segurança financeira estão a aumentar.
A European Money Week 2021 (de 22 a 26 de Março) marca a iniciativa anual para promover a literacia financeira entre os consumidores europeus.
Os eventos deste ano decorrem após um ano turbulento para a economia europeia atingida pela pandemia. Mas, num cenário de incerteza económica, há sinais encorajadores de como os europeus estão a abordar as suas finanças pessoais.
O ECPR 2020 conclui que há um interesse particular dos consumidores do sul da Europa em alcançar uma situação financeira mais saudável.Insights do European Consumer Payment Report 2020
O último European Consumer Payment Report (ECPR) da Intrum mostra que muitas pessoas querem adquirir segurança financeira e melhorar a sua educação financeira:
Porque a educação financeira pessoal se tornou tão importante
Um dos principais motivos para a crescente consciência financeira dos consumidores europeus é a súbita instabilidade económica que surgiu com a pandemia Covid-19, no início de 2020.
As implicações económicas da pandemia impactaram o rendimento e os hábitos de consumo da Europa e aceleraram as diferenças financeiras entre os grupos de consumidores:
As pessoas com menores rendimentos tendem a terem sido mais afectadas pelas perdas de rendimento e o desemprego, como resultado das restrições. Isso é mais evidente no sul da Europa, onde 49% dos consumidores gregos e 47% dos consumidores italianos e portugueses afirmam que o seu rendimento diminuiu como resultado da pandemia. Por outro lado, os consumidores que conseguiram manter os seus empregos e trabalhar em casa encontram-se em melhores condições financeiras do que antes do início da pandemia.
O impacto económico da pandemia, tem sido um lembrete salutar da importância de finanças pessoais sólidas.
Consciencialização financeira em alta no sul da Europa
O ECPR 2020 conclui que há um interesse particular dos consumidores do sul da Europa em alcançar uma situação financeira mais sólida:
- Mais de seis em cada dez (66%) consumidores portugueses e romenos afirmam que melhorar a sua segurança financeira se tornou uma das suas principais prioridades desde o início da crise da Covid-19.
- Do norte da Europa, apenas 36% dos finlandeses e 31% dos dinamarqueses consideram esta questão uma prioridade
Q: Desde o início da crise Covid-19, melhorar minha segurança financeira se tornou uma das minhas principais prioridades (concordo, país a país):
O crescente interesse em melhorar a segurança financeira pode estar relacionado ao facto de os europeus do sul transmitirem que não possuem educação financeira suficiente para administrar as suas finanças pessoais.
Quatro em cada dez (40%) consumidores italianos e 36% dos consumidores gregos e espanhóis afirmam não ter educação financeira. A média europeia é de 23% e na Noruega e na Suécia, este número é de apenas 15%.
P: Não sinto que recebi educação financeira suficiente para administrar as finanças do dia-a-dia e muitas vezes procuro aconselhamento externo (concordo, divida país por país):
Uma economia sólida é mais importante do que nunca
O futuro é incerto e depende fortemente do desenvolvimento da pandemia. No entanto, a vida quotidiana voltará gradualmente a um novo normal. Quando as restrições forem suspensas, ajudar as pessoas mais afectadas financeiramente pela pandemia, vai ser uma tarefa muito importante.