Sustentabilidade motiva consumidores a limitar gastos
São sinais de mudança de atitude
57% dos portugueses admite esta tendência
Neste Black Friday, e à medida que a sustentabilidade se torna cada vez mais proeminente na sociedade, de acordo com o estudo da Intrum, European Consumer Payment Report (ECPR) 2019, 42% dos consumidores europeus de 24 países, afirma que "o interesse pela sustentabilidade motivou-me a limitar os gastos".
São sinais de mudança de atitude que, analisando as principais conclusões do estudo anual da Intrum, se confirmam nos resultados especialmente notáveis da Grécia (61% admitem esta preocupação), Eslováquia e Roménia (58%) e Portugal (57%).
No entanto, este argumento da mudança está com uma adesão mais lenta noutras zonas da Europa. No outro extremo da escala, apenas 26% dos consumidores holandeses e 29% dos britânicos dizem que a sustentabilidade está a restringir os seus hábitos de consumo.
O estudo da Intrum observa ainda o impacto das redes sociais nos gastos sustentáveis e não sustentáveis.
Cerca de três em cada dez consumidores europeus (32%) diz que as redes sociais aumentaram a consciencialização sobre a compra de produtos éticos e / ou sustentáveis. Finlândia, Grécia e Portugal ocupam o melhor lugar nesta categoria.
Por outro lado, a influência não saudável das redes sociais também é clara quando se analisa outra resposta ao ECPR: 39% dos europeus concorda com a afirmação de que "as redes sociais criam uma pressão para eu consumir mais do que deveria".
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