Dia das Compras na Net
COVID-19 obrigou portugueses a comprar mais online
Estudo da Intrum afirma que tendência vai manter-se após pandemia
Hoje comemora-se o Dia das Compras na internet, a Intrum analisa o comportamento dos consumidores online tendo por base o Relatório de Comportamentos de Pagamento do Consumidor Europeu, que elabora anualmente.
A pandemia COVID-19 obrigou todas as pessoas a mudarem os seus hábitos e, apesar das compras online serem já uma realidade para muitos, têm ganho uma dimensão cada vez maior. De acordo com a ECPR – European Consumer Payment Report - edição especial White Paper Covid-19, estudo da Intrum, mais de metade dos portugueses (52%) afirma comprar mais online do que há um ano. Percentagem esta superior à de Espanha, 46%, e à média europeia de 43%.
Em Portugal, os jovens são quem mais utiliza a internet para fazer compras. Dados do estudo da Intrum comprovam que a faixa etária dos 22 aos 37 anos (66%) é quem mais recorre a esta prática. Para além disso, as mulheres portuguesas (57%) fazem mais compras online do que homens (47%), o mesmo se verifica a nível europeu, situando-se estes valores nos 45% e 42%, respetivamente.
O estudo da Intrum revela ainda que as compras online estão em crescimento em todo o Continente Europeu e existem poucas razões para acreditar que essa tendência vá abrandar.
Fazer compras pela internet é uma forma cómoda e para muitos segura, que evita deslocações a Centros Comerciais e a todo o tipo de comércio, eliminando assim os riscos associados a aglomerados de pessoas e filas.
Mas estes novos comportamentos irão mudar depois da pandemia? O estudo da Intrum revela que 43% dos portugueses inquiridos afirmam querer manter este comportamento e continuar a comprar pela internet mesmo depois da pandemia. Uma percentagem superior à média europeia e de Espanha que se fica pelos 37%.
Para Luís Salvaterra, Diretor-Geral da Intrum Portugal, “As compras online têm sofrido um aumento gradual nos últimos anos e a pandemia COVID-19 veio impulsionar ainda mais esta tendência baseada no mundo digital em Portugal e no resto do mundo. São os jovens que mais compram on-line, mas esta tendência tem aumentado em todas as faixas etárias. A pandemia levou a que os portugueses criassem novos hábitos de consumo e o estudo ECPR da Intrum demonstra isso mesmo”.
O Dia das Compras na Net foi uma data criada pela ACEPI (Associação da Economia Digital). O objetivo desta iniciativa é promover, durante 24 horas, o comércio eletrónico em Portugal.
Para obter uma cópia do estudo siga esta ligação.