Dia dos Namorados sem stress financeiro
Pagar depois é uma benção ou uma armadilha para os Millennials?
Para muitos portugueses, o Dia dos Namorados é o momento de mostrar o seu amor com presentes ou um passeio especial. Mas a pressão para comprar algo bonito também pode ser um fardo financeiro. De acordo com o European Consumer Paymant Report 2024, um em cada quatro portugueses tem dificuldade em pagar despesas sociais, como presentes ou eventos. Aproximadamente um terço dos inquiridos (29%) afirma estar mais propenso a efectuar comprar em lojas online que disponibilizam a opção “Compre Agora, Pague Depois” (BNPL). O nosso estudo revela uma diferença significativa entre géneros nesta preferência: 32% dos homens mostram-se favoráveis a esta modalidade de pagamento, em comparação com 26% das mulheres.
Compre agora, pague depois: conveniência ou perigo?
O pós-pago, também conhecido como Buy Now, Pay Later (BNPL), está a ganhar popularidade, especialmente em períodos com feriados e ocasiões especiais, como o Dia dos Namorados. Parece uma solução conveniente: compra agora e paga depois. Mas esta conveniência também traz riscos, especialmente para as gerações mais jovens.
Os millennials são muito sensíveis às compras por impulso, alimentadas pelas redes sociais e estratégias de marketing inteligentes em torno de feriados como o Dia dos Namorados. Millennials são mais propensos a usar Compre agora, pague mais tarde (BNPL), mas nem sempre estão cientes dos possíveis custos, como taxas de administrativas ou taxas de juros. Isso pode fazer com que as dívidas se acumulem, especialmente se os pagamentos não forem feitos dentro do prazo.
Esteja atento ao Buy Now Pay Later (BNPL) e faça escolhas inteligentes
A conveniência do BNPL não nos deve fazer esquecer que a sua má utilização pode conduzir a problemas financeiros. "Uma vez que as pessoas na casa dos vinte e trinta anos muitas vezes não estão bem cientes dos custos associados e não estão habituadas a taxas de juro elevadas, o uso descuidado do Buy Now Pay Later pode rapidamente transformar-se numa espiral de dívida negativa", alerta Albina Nunes, Directora de Marca e Comunicação da Intrum Portugal.
Para comemorar o Dia dos Namorados sem stress financeiro, é aconselhável definir um orçamento com antecedência e cumpri-lo. Se já tem outros custos fixos, como o reembolso mensal de um empréstimo hipotecário, é extremamente importante escolher conscientemente o que gasta. "Em vez de comprar presentes caros, pode optar por algo mais pessoal: um jantar caseiro, uma carta manuscrita ou uma actividade divertida feita em conjunto. Estas opções, muitas vezes significam mais do que um presente material e assim evita dívidas desnecessárias", conclui Albina Nunes.
Todos os anos, a Intrum sensibiliza os consumidores portugueses para os riscos de gastos irresponsáveis na altura do Dia dos Namorados. Com as campanhas nas redes sociais, a Intrum ajuda-os a fazer escolhas de pagamento inteligentes e a evitar problemas financeiros.
Pagar depois continua a ser uma opção conveniente, desde que seja usada com sabedoria. Encontrar o equilíbrio certo entre demostrar o seu amor e proteger o seu orçamento garante que o Dia dos Namorados continua a ser um dia de felicidade - sem posterior ressaca financeira.
7 dicas para uma relação financeira saudável com o seu parceiro