Dia Internacional da Educação
Incerteza económica gera novo interesse em toda a Europa para melhorar literacia financeira
Estudo da Intrum demonstra que aumento da inflação está a aumentar a ansiedade financeira dos portugueses
- Em Portugal, os bancos são a principal fonte de aconselhamento;
- Portugueses admitem necessitar de aconselhamento sobre questões financeiras complexas;
- Famílias de baixo rendimento consideram não ter recebido educação financeira suficiente para gerir as suas finanças do dia-a-dia.
Para assinalar o Dia Internacional da Educação, que se comemora hoje, dia 24 de janeiro, o mais recente estudo da Intrum, ECPR2021, demonstra que a educação financeira é um conceito que tem vindo a ganhar uma dimensão cada vez maior. O inquérito realizado a mais de 24 mil cidadãos de 24 países europeus revela que a incerteza económica está a gerar um novo interesse em melhorar a literacia financeira em toda a Europa.
De acordo com a Intrum, o aumento da inflação na Europa, causado em grande parte pelo aumento dos preços da energia e a interrupção de cadeias de abastecimento, já está a aumentar a ansiedade financeira entre os consumidores. No entanto, há muita incerteza sobre o que a inflação significaria para as famílias. De acordo com o estudo ECPR2021, apenas 64% dos inquiridos compreendem como o seu dinheiro seria afetado se a inflação fosse maior do que a taxa de juros sobre a poupança. Um exemplo que realça a necessidade de uma educação financeira mais sólida, de forma a chegar mais perto da totalidade dos cidadãos.
Literacia financeira é a capacidade de entender como se gere o dinheiro: o conjunto de competências e conhecimentos que nos permitem tomar decisões financeiras informadas e eficazes. Mas apesar de ser um conceito cada vez mais falado, o seu significado ainda gera dúvidas. Rendimentos reduzidos, a incerteza do emprego e a perspetiva de uma recessão global significa que agora, mais do que nunca, os consumidores devem estar munidos do conhecimento necessário para gerir as suas finanças.
A Intrum revela que famílias com rendimento elevados (53%) consideram ter recebido educação financeira suficiente para gerir as suas finanças do dia-a-dia, embora ainda precisem de conselhos sobre questões financeiras mais complexas (por exemplo, planeamento da reforma e investimento na bolsa). Já as famílias com rendimentos mais baixos (27%) consideram não ter recebido educação financeira suficiente para gerir as suas finanças do dia-a-dia e procuram frequentemente aconselhamento externo.
De acordo com Luís Salvaterra, Diretor-Geral da Intrum Portugal, “Vemos que os consumidores estão a dar mais ênfase à literacia financeira e muitos dizem que a pandemia os motivou nesse sentido. Após anos com custos de empréstimos extremamente baixos, a recente aceleração da inflação e pressão sobre as taxas de juros significa que esse interesse é um sinal positivo. Compreender os riscos económicos e como gerir o dinheiro é a base do bem-estar financeiro e de um futuro estável. Na Intrum, participamos ativamente em debates a nível da UE sobre a necessidade de uma intensificar a educação financeira dos cidadãos.”
Analisando a origem do aconselhamento financeiro, verificam-se algumas diferenças entre homens e mulheres. Em Portugal, os bancos são a principal fonte de aconselhamento: 41% (mulheres) e 36% (homens). A nível europeu, os valores são semelhantes, registando 40% e 34% respetivamente.
Em segundo lugar, é referida a pesquisa da informação online como origem de aconselhamento financeiro com 33%, percentagem igual para homens e mulheres. No que diz respeito à Europa, verificamos uma variação nas percentagens, uma vez que apenas 26% das mulheres procuram aconselhamento financeiro online em comparação com 32% dos homens.
Em terceiro lugar, procurar aconselhamento na área financeira através de um consultor financeiro independente é uma opção mais usada pelos homens (20%), enquanto que as mulheres referem as mães como fonte de aconselhamento (18%), valor cinco pontos percentuais acima da acima da média europeia (13%).
Para obter um exemplar do estudo siga esta ligação.