Dia Mundial da Saúde

Prioridade para pagar despesas de saúde tem vindo a diminuir nos últimos 3 anos

  • Intrum revela que portugueses reduziram de 85% para 54% importância de pagamentos na saúde

Hoje celebra-se o do Dia Mundial da Saúde, a Intrum, multinacional especializada em serviços de gestão de crédito, concluiu que para os portugueses, a prioridade em pagar contas de saúde tem vindo a diminuir. Em 2018, o valor situava-se nos 85%, tendo sofrido um decréscimo acentuado em 2019, passando para 57%. Esta diminuição continuou a registar-se em 2020, atingindo os 54%.

O ECPR – European Consumer Payment Report, estudo da Intrum demonstrou que em Portugal, são os homens que dão prioridade ao pagamento das despesas relativamente à saúde. Analisando os países da União Europeia contemplados no estudo da Intrum, conclui-se que são as mulheres que registam uma maior preocupação face a esta temática, ao contrário do que se verifica em Portugal.

No que diz respeito aos grupos etários, em Portugal, na faixa etária dos + de 65 anos, 7% dos inquiridos revela que as despesas da saúde são a sua prioridade. Uma percentagem superior à média europeia que se situa nos 5%. Já na faixa etária dos 38 aos 44 anos, apenas 2% dos inquiridos portugueses revela considerar pagar as contas relativas à saúde como prioridade.
A nível europeu, o estudo da Intrum revela que a Suíça e Itália são os países com a maior percentagem de inquiridos que afirma que o pagamento das despesas da saúde são a prioridade. Portugal encontra-se a meio da tabela juntamente com países como França, Alemanha, Áustria, Finlândia, Grécia e Roménia.

Para Luís Salvaterra, Diretor-Geral da Intrum Portugal, “a COVID-19 tem vindo a ter um impacto muito forte a nível financeiro e na própria vida das famílias portuguesas. As despesas da saúde mantêm-se como uma prioridade para os portugueses, mas a verdade é que esse valor tem vindo a registar uma diminuição face a anos anteriores. Um indicador importante e que precisa de ser analisado e compreendido”.

Obtenha aqui o exemplar do estudo