Dia Mundial do Consumidor
Portugal ocupa o 12.º lugar no ranking europeu de confiança dos consumidores
Consumidores portugueses confiantes da sua capacidade de manter o bem-estar financeiro das suas famílias. Portugal ocupa o 12.º lugar no ranking europeu de confiança dos consumidores (entre 20 países)
No Dia Mundial do Consumidor, que se celebra a 15 de Março, o European Consumer Payment Report 2024 (ECPR), desenvolvido pela Intrum, revela que 62% dos consumidores portugueses sentem-se "bastante confiantes" ou "muito confiantes" na sua capacidade de sustentar as suas famílias da forma que é esperada. No entanto, 14% dos consumidores afirmam estar "nada confiantes" ou "pouco confiantes" na mesma capacidade, o que representa uma preocupação para um segmento significativo da população.
Em comparação com os outros países europeus, Portugal situa-se na parte inferior da tabela dos países cujos consumidores têm mais confiança para gerir as suas obrigações familiares, ocupando o 12º lugar entre 20 países. No topo deste ranking está Espanha, onde 78% dos consumidores dizem estar confiantes na sua capacidade de sustentar a família, seguida da Irlanda (74%) e da Hungria (72%). No extremo oposto encontram-se a Áustria (53%), a Finlândia (50%) e a República Checa (47%). A média europeia situa-se nos 63%.
O estudo revela uma disparidade entre géneros em Portugal quanto à confiança financeira familiar. Os homens portugueses (67%) mostram-se significativamente mais confiantes na sua capacidade de sustentar as suas famílias do que as mulheres (58%). Tal, reflete uma diferença significativa a nível nacional, mas também superando a média europeia (64%), enquanto as mulheres portuguesas ficam aquém da média europeia (61%).
No que respeita às faixas etárias, os consumidores entre os 55 e os 64 anos, bem como os com 65 ou mais anos, registam níveis de confiança ligeiramente mais baixos, com 56% e 57%, respetivamente, em comparação com as gerações mais novas. Os consumidores entre os 22 e 37 anos são aqueles que têm maiores índices de confiança na capacidade de garantir o sustento da sua família (67%). Na Europa, os consumidores com 65 ou mais anos e os consumidores entre os 22 e 37 anos são os que registam níveis de confiança mais elevados 67% e 65%, respetivamente.
O ECPR refere ainda que os consumidores que são totalmente responsáveis pelas finanças do agregado familiar mostram uma confiança ligeiramente menor (60%) em comparação com aqueles que partilham a responsabilidade (64%). Estes dados sugerem que a partilha de responsabilidades financeiras pode aliviar a pressão e aumentar a confiança das famílias.
Ao nível dos rendimentos, os consumidores portugueses com rendimentos acima da média mostram uma confiança significativamente maior (74%) em comparação com aqueles com rendimentos abaixo da média (43%),disparidade pode refletir a importância do rendimento na estabilidade financeira e na capacidade de sustentar as famílias.
Segundo Luís Salvaterra, Diretor-Geral da Intrum, «os nossos dados demonstram que, apesar de uma maioria dos consumidores portugueses afirmar que consegue sustentar a sua família, ainda existe uma fatia considerável da população que enfrenta desafios financeiros. No dia em que celebramos o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, compreender esta realidade é fundamental para desenvolver soluções sustentáveis que promovam maior estabilidade financeira».
Neste contexto, a Intrum reforça a importância de aumentar a literacia financeira e promover práticas responsáveis de gestão do orçamento familiar. A empresa mantém o seu compromisso em apoiar consumidores e empresas na gestão financeira, disponibilizando ferramentas e informação para melhorar a estabilidade económica e contribuir para uma sociedade mais sustentável.