Viajar é o segundo maior motivo de poupança para os portugueses
Na data em que se comemora o Dia Mundial do Turismo, a Intrum procurou saber se viajar é importante para os portugueses e se é um dos principais motivos de poupança.
O European Payment Consumer Report, estudo da Intrum, revelou que viajar é o segundo maior motivo de poupança para os portugueses (42%), valor este superior à média europeia que rondou os 39%. O maior motivo, tanto para os portugueses (76%) como para os restantes inquiridos europeus (68%), é a poupança para despesas inesperadas.
Apesar de 40% dos portugueses afirmar que a sua situação financeira melhorou, o estudo da Intrum demonstrou que, 58% dos portugueses consegue poupar dinheiro mensalmente, valor este bastante semelhante à média europeia que atinge os 57%. O estudo demonstrou ainda que os portugueses inquiridos conseguem poupar em média 80 euros por mês, em comparação com a média europeia que ronda os 385€.
Fazer compras a crédito ou pedir dinheiro emprestado para viajar não são opções recorrentes para a maioria dos portugueses, pois apenas 14% concorda com este método e 70% discorda. A nível europeu 16% concorda, em contraste com 66% que discorda.
Ainda assim, 8% dos portugueses já sentiu pressão social para comprar viagens em comparação com a média europeia que atingiu os 15%.
Para Luís Salvaterra, Diretor-Geral da Intrum Portugal, “os portugueses, cada vez mais, poupam dinheiro para situações inesperadas do dia-a-dia, mas também se preocupam com o seu bem-estar físico e psicológico e por isso mesmo, viajar é um dos maiores motivos de poupança tanto para os portugueses como para os restantes países inquiridos neste estudo da Intrum. Neste dia Mundial do Turismo, é importante salientar que saber gerir as poupanças e criar prioridades de pagamento são medidas essenciais para evitar dívidas financeiras”.