Disfrute do Black Friday sem prejudicar as suas finanças pessoais
Estabeleça prioridades, conheça as condições de venda dos produtos e evite gastar acima das suas possibilidades. Estas são algumas das dicas partilhadas pela Intrum, para que o Black Friday não seja uma fonte de preocupações.
Hoje, realiza-se o Black Friday, um dos dias mais esperados do ano, a Intrum, divulga algumas dicas para que possa controlar melhor as suas finanças pessoais.
A oferta de grandes descontos nos mais variados produtos é cada vez mais, um motivo que leva os portugueses a serem tentados a gastar acima das suas possibilidades. De acordo com o European Consumer Payment Report, estudo da Intrum, 88% dos portugueses afirma que as compras online facilitam muito comprar a crédito.
O estudo revela ainda que 83% dos portugueses considera que as redes sociais continuam a causar pressão para um maior consumo, e 51% concordou que a facilidade de comprar online os levava a adquirir mais produtos.
Para aproveitar este Black Friday sem por em causa o seu orçamento, partilhamos algumas recomendações que deve ter em conta:
Estabelecer prioridades: Recomenda-se que faça uma pesquisa de todas as alternativas, produto a produto, especialmente as tecnológicas. Os computadores, televisores, smartphones ou tablets tornam-se os verdadeiros reis do Black Friday acumulando os maiores descontos. No entanto, um desconto não é sinónimo de “pechincha” se não precisarmos desse produto no curto prazo. Assim, recomenda-se levar em consideração as reais necessidades antes de optar pela compra de qualquer dispositivo
Comparar: Alguns dias antes do Black Friday algumas lojas sobem os preços para que os possam voltar a baixar e assim simular uma descida no preço. Convém fazer uma comparação prévia do preço dos produtos para comprar somente aquele que realmente interessa.
Os descontos continuam: Dias depois, na Segunda-Feira, há novamente um dia de descontos especiais. Com o Cyber Monday o entusiasmo pelas compras com descontos regressa em força, mas agora na Internet. Por isso, recomendamos que seja cauteloso e mantenha a calma, compare a qualidade e avalie se é o momento ideal para realizar a compra ou, se pelo contrário, será melhor deixar para mais tarde.
Conservar o talão de compra: Conheça as condições de devolução dos produtos de cada loja e saiba como se faz a devolução do valor da compra em caso de devolução do produto. Esta é a chave antes de comprar qualquer coisa e, desta forma, evitará que o dinheiro acabe num cheque-prenda e apenas possa ser usado na loja. No entanto, esta não é a única razão pela qual deve manter o talão de compra, sem ele é impossível por exemplo, reclamar um valor que não corresponda à promoção do desconto referido no produto ou obter uma oferta que acompanha a compra.
Analisar o financiamento: Nestas datas são muitos os estabelecimentos que oferecem créditos para realizar as compras e facilitar o consumo do cliente. Mais uma vez, recomenda-se que seja cauteloso, examine as alternativas e evite endividar-se acima das suas possibilidades.
Mesmo assim, se teve que recorrer a algum instrumento de financiamento, como o cartão de crédito, para comprar os produtos que necessita, não se esqueça de incluir essa despesa no orçamento dos próximos meses. Deste modo, pode efetuar o pagamento com maior facilidade.