Especial Dia Mundial da Poupança

Gerações jovens são as mais confiantes em conseguir poupar para a reforma

Na data em que se comemora o Dia Mundial da Poupança, criado em 1924 durante o primeiro Congresso Internacional de Economia, em Milão, para promover a poupança pessoal e fortalecer a autossuficiência económica das pessoas, o estudo European Consumer Payment Report – ECPR 2024, da Intrum, que será publicado durante o mês de novembro, aponta que as gerações mais jovens, nomeadamente a “Geração Z” e os “Millenials” são as que estão mais confiantes nas suas capacidades de poupança.

O estudo revela que 38% dos consumidores portugueses inquiridos acredita que irão poupar o suficiente para viverem uma reforma confortável, sendo que 36% não está confiante nas suas capacidades de poupança e os restantes 26% optaram por responder de forma neutra.

No entanto, são os mais jovens os mais confiantes. Questionados sobre se acreditam que irão economizar dinheiro suficiente para uma reforma confortável, 51% dos inquiridos pertencentes à “Geração Z” responderam positivamente, assim como 40% dos chamados “Millenials”. Por outro lado, os inquiridos da “Geração X” (33%) e “Boomers” (29%), que são aqueles que estão mais próximo da idade da reforma, estão menos otimistas quanto à sua capacidade de poupar para a sua aposentação. 

No que concerne à capacidade de cobrir uma despesa inesperada, na ordem dos 200 euros, sem terem de contrair dívidas, os portugueses mostram que estão, em geral, preparados. Dos inquiridos, 58% revelam que têm capacidade de poupança para fazerem face a um custo inesperado e, mais uma vez, são os mais novos, principalmente os “Millenials”, os mais confiantes (61%). No entanto, em todas as gerações, a maioria dos consumidores que responderam mostraram que estão confiantes em pagar uma despesa inesperada.

Quando se trata de encontrar um novo emprego melhor remunerado ou uma fonte de rendimento extra que ajude na poupança, as respostas dos portugueses mostram-se bastante equilibradas. Apenas 31% responderam que estão confiantes em fazê-lo, 32% referiram que não acreditam nessa possibilidade, 28% respondeu de forma neutra e 9% foram inconclusivos.

Já em termos geracionais, a “Geração Z” é novamente a mais otimista, com 54% dos jovens a responderem que estão confiantes e/ou muito confiantes em conseguir um novo emprego ou uma outra fonte de rendimento que lhes permita garantir um maior rendimento.