Intrum apoiou 500 mil pessoas e empresas na regularização de contas em 2020

No mês em que se assinala um ano desde o primeiro confinamento, a Intrum revela ter tido um papel crucial ao longo de 2020

  • Entre os casos apoiados, 20% são empresas e 80% são particulares;
  • Mais de metade dos portugueses afirma ter adiado/suspendido o pagamento da habitação (hipoteca/aluguer) em 2020;


No mês em que se assinala um ano desde o primeiro confinamento, a Intrum revela ter tido um papel crucial ao longo de 2020, contribuindo para que 500 mil pessoas e empresas regularizassem as suas contas.

De acordo com a Intrum, dos 500 mil casos apoiados em 2020, 80% correspondem a particulares e 20% a empresas.

À medida que os consumidores adaptam os seus estilos de vida às restrições impostas pelo confinamento, o mesmo acontece com a priorização dos tipos de contas. De acordo com o ECPR – European Consumer Payment Report, estudo da Intrum, em 2020, os consumidores deram prioridade a serviços que consideram essenciais durante o confinamento, como a Internet, mas 54% dos portugueses inquiridos diz ter adiado ou suspendido o pagamento da habitação (hipoteca/aluguer). Em segundo lugar, entre as contas mais adiadas (29%) encontra-se o adiamento/suspensão do pagamento de cartão de crédito.

Contudo, o mesmo estudo revela que 83% dos portugueses afirma ter poupado todos os meses, indo ao encontro dos dados do Banco de Portugal que comprovam que a pandemia levou ao aumento das poupanças das famílias portuguesas. No mês de fevereiro, o montante depositado nos bancos voltou a crescer, atingindo um novo recorde no valor de 163,8 mil milhões de euros.

Numa altura em que o fim das moratórias se aproxima, a Intrum alerta para a importância da necessidade de tomar uma atitude face às dívidas acumuladas e avança com alguns conselhos:

  • Partilhar dificuldades e recorrer às entidades que podem ajudar, os bancos, outras entidades financeiras ou se for o caso, a agência que está a gerir a cobrança, como por exemplo a Intrum, para não entrar em incumprimento;
  • Verificar as datas das moratórias e outros compromissos e dívidas para não deixar ultrapassar os prazos;
  • Acautelar pagamentos com recurso a poupanças efetuadas ao longo do último ano.