Intrum sugere medidas para reduzir impacto do COVID-19 nas empresas portuguesas
Como manter a tesouraria equilibrada num contexto de crise
De forma a minimizar o impacto económico que o COVID-19 terá nas empresas portuguesas, a Intrum Portugal, empresa líder na indústria de Serviços de Gestão de Crédito, sugere um conjunto de medidas que permitem ajudar empresas e particulares a gerir melhor a sua tesouraria e a ultrapassar esta difícil e imprevista batalha que todos travamos, no sentido de manter a sua tesouraria equilibrada.
As medidas anunciadas pela Intrum permitirão preparar as empresas para o futuro.
Para Empresas:
- Monitorize todo o processo de gestão de crédito.
- Monitorize informações económicas e da indústria, incluindo a solvência dos clientes-chave.
- Não adiar, agir prontamente, tendo em conta a proporcionalidade da situação.
- Fortalecer a relação com os clientes, adequando o processo de crédito com base no comportamento de pagamento e capacidade de pagamento.
Para Particulares:
- Se não pode pagar uma conta dentro do prazo, informe de imediato a entidade credora. Pode estabelecer um plano de pagamento ou ganhar algum tempo extra.
- Não evite enfrentar dificuldades financeiras que possa ter. Peça aconselhamento de forma a evitar problemas maiores, controlando a sua situação financeira.
- Mantenha uma comunicação constante com todos os interessados.
- Não adie pagamentos para evitar problemas futuros de tesouraria.
Recorde-se que a OMS declarou emergência de saúde pública de âmbito internacional, no dia 30 de janeiro de 2020, e classificou o vírus como uma pandemia mundial, a 11 de março de 2020.