Salesianos do Porto terminam semestre sobre Literacia Financeira com a Intrum

Trinta alunos dos Salesianos do Porto terminam semestre sobre Literacia Financeira com a Intrum

O Semestre sobre Literacia Financeira, que a Intrum abraçou com os Salesianos do Porto, chegou ao fim com 30 jovens a participarem na iniciativa.

O projeto, conduzido por Luís Salvaterra, Diretor Geral da Intrum, recebeu um feedback muito positivo, dos alunos e do corpo diretivo.

Trinta jovens saíram deste projeto, integrado no programa de Educação para a Cidadania destinado aos alunos do 9º ano nos Salesianos do Porto, mais bem preparados para lidar com dinheiro, crédito, poupança e vários outros temas essenciais, que os acompanharão ao longo das suas vidas.
Uma iniciativa que reflete o reconhecimento do papel fundamental que a Intrum desempenha na sociedade enquanto catalisador para uma economia saudável e sustentável.

Ao longo do semestre, foram abordados temas como a importância da gestão e controlo das finanças pessoais e teve como objetivo a sensibilização dos jovens para a relevância do conhecimento sobre assuntos financeiros e necessidade de aprenderem a controlar os seus gastos.

De acordo com Luís Salvaterra, Diretor-Geral da Intrum Portugal “Foi muito gratificante para a Intrum aceitar este convite e participar nesta oportunidade de promover a participação e o envolvimento dos jovens num tema tão relevante para o seu futuro, mas também para a sociedade em geral, como é a literacia financeira. Esta iniciativa, proporcionou-lhes o acesso a ferramentas valiosas que lhes serão úteis e aplicáveis ao longo da vida

Promover e aumentar a literacia financeira é um dos principais objetivos de responsabilidade social incluídos no relatório anual de sustentabilidade da Intrum.

O Annual and Sustainability Report, contém informações sobre os compromissos assumidos pela Intrum em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e à Agenda 2030.

Também o ECPR – European Consumer Payment Report, estudo da Intrum, tem vindo a demonstrar a importância que a literacia financeira tem ganho ao longo dos últimos anos. De acordo com o inquérito realizado, a literacia financeira capacita as pessoas para enfrentar os desafios económicos com confiança - desde a tomada de decisões de investimento informadas, até à gestão eficaz da dívida.

Para além disso, fomenta também um sentimento de controlo sobre as finanças pessoais, permitindo que as pessoas se adaptem, planeiem e façam escolhas estratégicas que salvaguardem o seu bem-estar financeiro. O estudo da Intrum revela ainda que, estatisticamente, há uma diferença clara no pagamento de contas entre aqueles que têm bons e aqueles que têm poucos conhecimentos em literacia financeira.