Social media torna-se uma importante fonte de educação financeira entre os jovens

European Money Week 2021: o último estudo da Intrum sobre hábitos e comportamento de pagamentos dos consumidores mostra que está em curso uma mudança geracional na forma como os consumidores adquirem os seus conhecimentos financeiros

Um ano após o início da pandemia, é um eufemismo dizer que ela mudou a vida quotidiana de todos nós. As consequências financeiras da Covid-19 são vastas e terão implicações de longo prazo para indivíduos, empresas e sociedade.

As conclusões do nosso último estudo European Consumer Payment Report mostram que os europeus estão a tomar medidas para enfrentar a recessão económica:

  • 46% dos jovens dos 18 aos 21 anos estão a tomar medidas para aprofundar os seus conhecimentos financeiros. 37% dos inquiridos com idade entre os 55 e os 64 anos dizem o mesmo.
  • Quase metade (47%) de todos os entrevistados no relatório indicam que a segurança financeira se tornou uma meta pessoal importante
Vemos um aumento de consumidores que encontram nos conteúdos online a sua principal fonte de educação financeira
Insights do European Consumer Payment Report 2020

Fontes online em ascensão

Uma tendência importante que tem surgido nos últimos anos é o crescente relevo da Internet nas nossas vidas diárias. E as restrições da pandemia fizeram com que mais e mais pessoas recorressem a conteúdos online para as suas necessidades de informação nos últimos 12 meses.

O estudo European consumer Payment Report 2020 da Intrum mostra um aumento significativo no papel da Internet em relação à educação financeira, em comparação com o último ano.

P: Ao longo da sua vida, quais foram as suas principais fontes de educação financeira? (Média europeia, ano a ano)

Mudança geracional

Entre os consumidores mais jovens, as fontes digitais estão a substituir cada vez mais os recursos tradicionais, como os bancos, pais, consultores financeiros e jornais financeiros.

Quatro em cada dez europeus com 65 ou mais anos afirmam que a sua formação financeira principal veio do seu banco, enquanto 52% dos que têm menos de 40 anos procuram a Internet. No geral, 43% dos consumidores afirmam que a internet é seu principal recurso, em comparação com 36% em 2019.

P: Ao longo de sua vida, quais foram suas principais fontes de educação financeira? (5 principais fontes, divididas por grupos de idade)

Conhecimento financeiro mais importante do que nunca

O acesso à educação financeira e a capacidade de tomar decisões financeiras cautelosas serão essenciais para que os indivíduos enfrentem os desafios impostos pela pandemia Covid-19.

Fundada em 1923, na Intrum temos uma longa história em ajudar os nossos clientes e os seus clientes a enfrentar crises financeiras. No ambiente desafiador de hoje, o nosso objetivo é capacitar empresas e consumidores com a nossa experiência e soluções. Desta forma, ajudaremos a reconstruir economias sólidas em toda a Europa.