Sustentabilidade - Metas de longo prazo para uma sociedade melhor

A sustentabilidade é uma alta prioridade na Intrum – desde questões de sustentabilidade social até preocupações ambientais, estamos a trabalhar arduamente para garantir que a agenda percorre todo o negócio.

A estratégia de sustentabilidade da Intrum vai de 2020 a 2023 e é compatível com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ONU) em torno do trabalho decente e crescimento económico; acção Climática e igualdade de género. Quando o Dia da ONU acontece, é um bom momento para fazer um balanço e revisitar o progresso em direcção a esses objectivos.

Em 2016, a Intrum tornou-se signatária do Pacto Global da ONU, um compromisso global e voluntário das empresas para adoptar práticas de negócios sustentáveis. Todas essas áreas estão incorporadas na agenda de sustentabilidade da empresa.

O objectivo da Intrum é liderar o caminho para uma economia sólida e fazemo-lo realizando cobranças éticas em nome dos nossos clientes, ajudando pessoas que lutam com dívidas problemáticas para que possam encontrar o caminho de volta às finanças pessoais sólidas.
Vanessa Söderberg, Directora Global de Sustentabilidade da Intrum

Sustentabilidade social é fundamental

Existem pilares ambientais, sociais e de governança dentro da sustentabilidade. Na Intrum, o pilar social é mais relevante e o tratamento ético dos clientes é a maior prioridade.
“A nossa missão é ajudar as empresas a prosperar cuidando dos seus clientes”, explica Vanessa, “vemos esses dois grupos, clientes e consumidores, como igualmente importantes”.

É importante que nossos clientes confiem em nós para lidar com os seus clientes de forma ética e sensível num momento em que podem estar vulneráveis. Trabalhamos muito para tratar as pessoas com empatia, com respeito a cada situação na hora de resolver as suas dificuldades financeiras.
Vanessa Söderberg

Preocupações climáticas

A acção climática é uma parte importante da sustentabilidade, e a Intrum está comprometida em diminuir continuamente as emissões de gases de efeito estufa derivadas do negócio.

“Temos uma série de metas de sustentabilidade que abrangem as principais áreas para nossa melhoria”, diz Vanessa. “Como maior actor no nosso sector de negócios, sentimos que é importante dar o exemplo de trabalhar com valores e práticas de negócios mais sustentáveis. É o que os nossos clientes, os seus clientes, os nossos colaboradores, os nossos accionistas e a sociedade esperam, e também é a coisa certa a fazer."

Metas de sustentabilidade – passos positivos

O progresso em relação à estratégia de sustentabilidade já é relevante e o relatório de 2021 mostra como o negócio já está a evoluir em relação a cinco metas de sustentabilidade:

1) Cobrança ética tratando os clientes de forma justa

  • Meta: manter o alto nível do nosso índice de cultura acima de 80 em 100
  • Meta 8.10 da ONU: Acesso universal a serviços bancários, seguros e financeiros
  • Progresso: O nosso índice de cultura aumentou de 82 em 2020 para 85 em 2021

2) Economia sólida para os clientes

  • Meta: aumentar a pontuação média de satisfação do cliente para mais de 75 em 100
  • Objectivo da ONU: 8.3 Promover políticas de apoio à criação de empregos e empresas em crescimento
  • Progresso: A pontuação de satisfação do cliente aumentou de 75 em 2020 para 77 em 2021, o seu nível mais alto até agora.

3) Impacto ambiental reduzido

  • Meta: Até 2030, alcançar a neutralidade climática e reduzir nossas emissões totais em pelo menos 20% em relação a 2019.
  • Objectivo 13.2 da ONU: integrar medidas de mudança climática em políticas, estratégias e planeamento
  • Progresso: Em 2021, as nossas emissões totais reportadas diminuíram de 6.866 toneladas para 5.510 toneladas, uma queda de cerca de 20% devido à diminuição do número de escritórios e menos viagens de negócios.

4) Atrair e reter talentos; garantir o bem-estar dos colaboradores

  • Meta: Aumentar o índice de compromisso dos colaboradores acima de 80 em 100.
  • Objectivo 8.8 da ONU: proteger os direitos dos trabalhadores e promover ambientes de trabalho seguros
  • Progresso: O índice de compromisso dos colaboradores aumentou de 79 em 2020 para 81 em 100 em 2021.

5) Diversidade e inclusão

  • Meta: Alcançar uma representação de género equilibrada (60/40) em todos os cargos de liderança e em toda a organização
  • Objectivo 5.5 da ONU: Garantir a plena participação na liderança e na tomada de decisões
  • Progresso:
    • Conselho de administração* – mulheres 38%, homens 62%
    • Equipa de gestão do grupo* – mulheres 31%, homens 69%
    • Organização – mulheres 61%, homens 39%

*Em Outubro de 2022

Estamos orgulhosos do progresso em relação a essas metas e continuamos a encontrar maneiras de melhorar ainda mais. Somos conduzidos no nosso dia-a-dia pelos valores da nossa empresa – Empatia, Ética, Dedicação e Soluções – que nos orientam em tudo o que fazemos. Há uma forte conexão entre os nossos valores e as metas de sustentabilidade e continuaremos inovando e medindo nosso sucesso.
Vanessa Soderberg