7 dicas para reduzir o seu consumo

Nem sempre é fácil mudar os seus hábitos, mas pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença na hora de reduzir o consumo e economizar dinheiro.

Evite gastar dinheiro que não tem

Evite usar o seu cartão de crédito, se possível. Se preferir pagar com cartão de crédito, certifique-se de que não gasta mais do que tem disponível na sua conta e lembre-se de pagar a conta até à data de vencimento. Desta forma, pode evitar juros e encargos desnecessários.

Reduza o café

No dia a dia agitado, é fácil recorrer a soluções rápidas. Mas comprar um café aqui e uma baguete ali vai somando. Com medidas simples, pode economizar muito dinheiro todos os meses. Em vez de comprar um café, invista numa garrafa térmica e leve de casa. Não leva mais tempo e, como bónus, reduz o uso de copos descartáveis.

Seja sociável sem gastar

Não há problema em dizer não a eventos sociais que custam dinheiro. Ser sociável não tem de ser caro. Diga aos amigos e familiares que está a poupar e convide-os a participar em atividades gratuitas, como fazer uma caminhada.

Planeie as suas compras de supermercado

Faça compras online ou uma vez por semana para não ir ao supermercado todos os dias. Pode então evitar as tentações que a loja oferece. Antes de fazer compras, verifique os seus armários e planeie as suas refeições para reduzir o desperdício de alimentos e cortar custos. Pesquise as receitas online para fazer uso dos ingredientes que já tem. Demora alguns minutos extra um dia por semana, mas poupa-lhe tempo e dinheiro no resto da semana.

Troque, contraia empréstimos ou compre usados

A maioria de nós possui mais do que precisamos, e provavelmente tem muitas coisas das quais poderia se libertar.

  • Organize uma noite de troca: Ao organizar noites de troca com amigos, pode libertar-se de coisas que já não usa mais e ficar com coisas que pode precisar.
  • Pedir emprestado a outra pessoa: Por vezes, pode ser melhor pedir emprestado a amigos e vizinhos. Por exemplo, se o seu filho precisar de equipamento de campismo para uma viagem escolar. Se não conhece ninguém que possa ajudar, considere alugar, como roupas que só serão usadas uma vez para uma ocasião especial.
  • Comprar usados: Está-se a tornar cada vez mais popular comprar usados, e hoje há um leque de aplicações que permitem a venda e compra de bens usados. Além de economizar dinheiro, ajuda o meio ambiente e também pode ter a sorte de encontrar tesouros únicos.

Pense antes de agir

Pense duas, três e quatro vezes antes de comprar algo novo. Realmente precisa de uma máquina de fazer pão, ou ela vai acabar nos arrumos com a bicicleta de exercícios que não usa? E aquela blusa que viu na montra? Uma dica é adiar a compra por duas semanas, depois perguntar-se se aquilo é algo com que não pode viver.
E lembre-se que não é necessariamente economizar dinheiro comprando numa promoção, especialmente se acabar a comprar coisas que de outra forma não compraria.

Rever serviços de streaming

Verifique quais os serviços de streaming que paga. Precisa de Netflix, Disney Plus, e HBO, ou pode ficar com um ou dois? Se gostaria de assistir a algumas séries em cada um dos serviços, pode sempre assinar um serviço por um período de tempo, e depois mudar para outro para percorrer a sua programação. Desta forma, paga apenas pelo serviço que está usar.