Alerta Email Fraudulento 

A Intrum informa que estão a circular mensagens de correio electrónico fraudulentas (<suporte.clientee1@gmail.com>) e (<support.cliente@intrum.com>), que não são da sua autoria, nem da sua responsabilidade. Foram detectadas mensagens falsas num português pouco correcto. Estas mensagens não têm origem na rede da Intrum - intrum.com. Alertamos que não deve reagir a estes emails, devendo eliminá-los de imediato, sem que haja qualquer tipo de interacção - não descarregue anexos, nem aceda a links

Como orçamentar de forma eficaz

Sente que o seu dinheiro acaba assim que recebe? Um orçamento ajuda-o a planear as suas finanças e a controlar melhor os seus gastos para que o seu dinheiro dure mais tempo.

Há muitos benefícios em criar um orçamento. Em primeiro lugar, tem uma melhor visão geral das suas finanças. Vê no que está a gastar o dinheiro e pode perceber onde está desperdiçar dinheiro desnecessariamente. Definir um orçamento realista torna muito mais fácil fazer boas escolhas financeiras.

Um bom orçamento pode ajudá-lo a:

  1. alcançar um objetivo de poupança a longo prazo, como comprar um carro novo, uma nova casa ou férias de sonho
  2. evitar ficar com contas atrasadas e acumular dívidas dispendiosas
  3. ter um dia a dia mais confortável

Por onde devo começar?

Felizmente, criar um orçamento não é tão difícil como se possa pensar. Um orçamento é simplesmente uma visão geral das suas receitas e despesas. A primeira coisa que precisa fazer é descobrir quanto dinheiro ganha e quanto dinheiro gasta por mês.

Passo 1: Rendimento

Comece com o mais fácil – o dinheiro que entra todos os meses. Normalmente, este é o seu salário. Lembre-se também de incluir qualquer outro rendimento, como rendimento de alugueres, pensão de alimentos ou outros benefícios.

Passo 2: Despesas fixas

As despesas fixas são aquelas que saem regularmente, como aluguer ou outras despesas com habitação, luz/água/aquecimento, seguros, telefone, internet, transporte, pagamento de empréstimos e assinaturas.

Esteja ciente de que os valores podem mudar ao longo do tempo, por exemplo, se as taxas de juro mudarem ou a sua factura de aquecimento aumentar no inverno.

As despesas fixas não são necessariamente facturadas todos os meses. Uma boa dica é dividir o valor por mês na visão geral do orçamento para garantir que os custos sejam distribuídos uniformemente.

DICA: Como reduzir as suas despesas fixas
Para manter os custos fixos tão baixos quanto possível, compare preços, por exemplo, de seguros e de assinaturas para telemóveis. Talvez possa obter o mesmo nível de serviço mais barato noutro fornecedor.

Passo 3: Despesas variáveis

Despesas variáveis são coisas que sabe que vai gastar dinheiro, mas não sabe exactamente quanto vai custar. Podem ser despesas como; alimentação, roupas, entretenimento, viagens e lazer.

Que montantes deve incluir no orçamento? Pode ser difícil determinar os valores para despesas variáveis. Através do seu banco online, pode consultar a visão geral da conta e ter uma ideia de quanto costuma gastar nestes bens. Este é um bom ponto de partida, e talvez também uma oportunidade para ajustar o seu consumo.

Contingências

O seu orçamento também deve incluir um valor para despesas imprevistas. Assim tem um fundo se o seu frigorifico avariar, o seu carro de repente parar de funcionar ou receber uma grande conta do veterinário.

DICA: Como reduzir as suas despesas variáveis
Descubra para onde vai realmente o seu dinheiro. Para muitos, são as pequenas despesas que somam montantes surpreendentemente elevados. Por exemplo, beber dois cafés por dia rapidamente aumenta as despesas.

Passo 4: Dar prioridade à poupança

Depois de ter uma visão geral das suas receitas e despesas, o próximo passo é olhar para o quanto ainda tem para economizar.

Se tiver dificuldade em poupar, é uma boa ideia criar uma conta poupança separada e criar uma transferência automática todos os meses.

Passo 5: Verifique o orçamento

O segredo para um bom orçamento é verificá-lo todos os meses. Olhe para ver quanto realmente gastou e torne-se mais consciente no que gasta em dinheiro. Pense no que pretende mudar e ajuste o seu orçamento continuamente. Se houver mudanças na sua vida, é especialmente importante ajustar o seu orçamento e os seus gastos - pode ser que se divorcie, tenha filhos, perca o seu emprego ou enfrente algo diferente que impactará as suas finanças.

Ferramentas que podem ajudá-lo a criar um orçamento

Existem muitos modelos e ferramentas que facilitam a criação de um orçamento.

Utilize serviços bancários online

Muitos bancos permitem-lhe configurar o seu orçamento directamente através de serviços bancários online.

Experimente uma aplicação

Ao usar um aplicação, tem sempre a visão geral completa na ponta dos dedos.

Use o Excel ou o Google Sheets

Google Sheets é gratuito e fácil de partilhar com outras pessoas.