O que é a cobrança de dívidas?
Para que a sociedade funcione corretamente, é importante que as empresas sejam pagas pelos seus bens e serviços – o que significa que podem continuar a empregar pessoas e a servir os seus clientes. No entanto, entendemos que as coisas nem sempre saem como planeado quando se trata de pagar o dinheiro que deve.
Muitas das pessoas com quem falamos sofreram mudanças na sua vida, como o luto, o desemprego ou doenças que afetam a sua capacidade de pagamento. Por vezes, a gestão do dinheiro fica fora do controlo e precisamos de alguma ajuda para voltarmos ao bom caminho. Temos uma longa experiência de conhecer as pessoas com situações financeiras difíceis e entendemos que a vida continua. Ajudamos as pessoas que lutam diariamente com dívidas a recuperar as suas finanças pessoais.
Não consigo pagar. O que fará o meu credor?
A entidade de crédito pode optar por trabalhar consigo para encontrar uma solução ou pode enviar o seu caso para uma agência especializada de serviços de cobrança. Não há necessidade de se preocupar se este for o caso. O único objetivo das empresas como a Intrum é trabalhar com pessoas endividadas para resolver as suas dificuldades financeiras. O importante é enfrentar o problema e conversar com o seu credor ou a empresa de cobrança o quanto antes.
Rendimento e despesas
A primeira coisa que seu credor ou empresa de cobrança fará é analisar consigo o seu rendimento e as despesas, para ver o que resta depois de pagar os seus bens essenciais. Depois podem acordar um plano de pagamento que seja acessível e realista, deixando dinheiro que lhe permita viver no dia a dia e pagar a sua dívida ao longo do tempo. Isto significa que pode parar de se preocupar e concentrar-se em viver.
Não consigo pagar nada
Se não tiver dinheiro, o seu credor ou a empresa de cobrança pode bloquear o fornecimento até que a sua situação mude. Se a sua situação está difícil e precisa de aconselhamento independente sobre endividamento, há organizações que podem ajudar.
Recebi algum dinheiro extra, posso pagar a minha dívida na totalidade?
As coisas podem sempre mudar para melhor e se tiver algum dinheiro extra pode usá-lo para pagar a sua dívida mais rapidamente. Existem várias opções: assumir um montante fixo, um aumento do valor mensal ou alguns pagamentos suplementares.
Tenho de falar com alguém?
Na Intrum temos gestores treinados que adoptam uma abordagem empática. No entanto, reconhecemos que algumas pessoas preferem usar as opções digitais e podemos comunicar consigo através de uma variedade de canais, incluindo portais de clientes que permitem que aceda à sua conta online, faça pagamentos e forneça informações.
E se eu optar por não pagar?
Se as pessoas puderem pagar as suas contas, mas recusarem, o credor pode decidir recorrer a uma ação judicial para recuperar o seu dinheiro. É por isso que é importante certificar-se de que comunica com o seu credor ou empresa de cobrança para que eles conheçam a sua situação e não pensem que está ignorar o problema. Pode concordar com um plano de pagamentos e regressar a sua vida normal.
Não fique sobrecarregado com a cobrança de dívidas. Converse com o seu credor ou a empresa de cobrança para criar um plano para pagar a sua dívida de forma adaptada à sua capacidade.