Plano de poupança - como planear as suas poupanças
Gostaria de poder poupar mais dinheiro? Com um plano de poupança, é mais fácil alcançar o seu objetivo. Aqui estão as nossas melhores dicas para criar uma conta poupança próspera.
Muitas pessoas pensam que poupar é difícil, mas quando tem o controlo sobre os seus rendimentos e despesas, deve ser possível economizar pequenas quantias.
Obtenha uma visão geral dos seus gastos
Para poupar mais, precisa de gastar menos. Portanto, a primeira coisa que deve fazer é ter uma visão geral de onde gasta o seu dinheiro. A maioria das pessoas sabe o que entra na sua conta todos os meses, mas muitos esquecem-se de verificar para onde vai o dinheiro depois. Observe no seu extrato bancário de um mês normal e veja para onde o seu dinheiro vai. Depois de ter uma visão geral dos seus gastos, está pronto para tentar reduzi-los.
Crie um orçamento
Não é segredo que poupar dinheiro requer uma boa visão sobre as suas finanças. Para o ajudar a gerir o seu dinheiro, é importante estabelecer um orçamento. No orçamento, deve ter uma visão geral de:
- Rendimentos
- Diferentes tipos de despesas
- Dinheiro destinado à poupança
Separe as suas despesas em diferentes categorias para que tenha uma imagem mais clara dos seus gastos e onde pode apertar um pouco. Calcule quanto pretende poupar por mês e configure o seu orçamento em conformidade.
Sugestão: mantenha o seu orçamento disponível no seu telemóvel, para que possa verificar o seu dinheiro a qualquer momento.
Mude a forma como pensa sobre o dinheiro
Uma boa gestão financeira significa evitar gastar mais do que ganha. Reduzir as despesas pode ser difícil para muitos. Se tiver uma visão geral dos seus gastos e souber onde pode reduzir, então está no caminho certo.
Existem vários exercícios que podem ajudá-lo a mudar a forma como pensa sobre o dinheiro e evitar a tentação de gastar. Uma tática-chave é atrasar uma decisão. Pode achar que mudou a sua ideia.
Outra táctica útil é ver uma compra no contexto do seu salário por hora. Calcule quantas horas precisará trabalhar para pagar por algo. Vale a pena? Também pode tentar usar apenas dinheiro para pagar as coisas. Então só pode gastar o dinheiro que já decidiu que pode pagar.
Tenha metas de poupança realistas
Juntamente com um orçamento, deve definir as metas para as suas economias. Estes objetivos devem ser realistas em relação aos rendimentos e despesas que tem.
Se o objetivo é melhorar a sua casa ou instalar uma nova cozinha, é aconselhável definir uma meta das economias para um determinado período de tempo, por exemplo, um ano. Também pode definir uma meta de poupança a longo prazo de cinco anos. À medida que vê o valor crescer mês a mês, isto vai motivá-lo a economizar mais.
Os juros compostos significam que o seu dinheiro crescerá mais quanto mais poupar. Se economizar numa conta de juros altos ou conta de acções, os resultados serão ainda mais positivos. Use uma calculadora de poupança para verificar quanto receberá em juros e juros compostos, e decida sobre uma meta de poupança que se adapte às suas finanças.
Pode poupar de diferentes maneiras, como uma conta poupança regular, conta de juros altos, acções e fundos. Peça ao seu banco dicas e conselhos sobre como poupar de várias formas.
Sugestão: compare os juros que obtém de diferentes bancos.
Criar um plano de poupança
As metas de poupança não funcionam bem sem um plano real para a poupança. Olhe para a poupança como um processo de longo prazo, em vez de ser rígido mês a mês. Alguns meses do ano é mais fácil colocar um pouco mais numa caderneta de poupança do que outros. O plano de poupança pode ser flexível para ter em conta férias e outras despesas irregulares, desde que trabalhe para o montante total no final do ano.
5 Dicas que facilitam a adesão a um plano de poupança
1. Pague-se primeiro
Em vez de ver o que lhe resta no final do mês, dê primeiro prioridade ao pagamento das suas poupanças quando receber o seu ordenado.
2. Criar uma transferência automática
Faça um débito direto para transferir dinheiro para a sua conta poupança no dia em que receber o seu vencimento. Isto ajuda a evitar a tentação de gastar dinheiro em coisas que não precisa.
3. Poupe toda ou parte de qualquer rendimento extra
Quando recebe um aumento salarial ou um bônus financeiro inesperado, pode ser tentador aumentar os seus gastos. Em vez disso, crie o hábito de colocar toda ou parte do rendimento extra numa conta poupança.
4. Criar diferentes contas poupança
À medida que define diferentes tipos de metas de poupança, também deve criar contas poupança para diferentes fins. A maioria dos bancos online permite que faça isso facilmente. Uma dica motivadora é dar às cadernetas de poupança nomes como 'casa dos sonhos', 'viagem para a Tailândia' ou 'cozinha nova'. Outras contas que deve ter são uma conta corrente e uma conta fundo maneio / despesas de emergência. Além disso, é aconselhável começar cedo com a poupança-reforma.
5. Seja fiel ao seu plano de poupança e orçamento
Para atingir os seus objetivos de poupança, é importante ser fiel ao plano de poupança. Por vezes, há meses em que tem despesas inesperadas, o que dificulta a poupança. Tente poupar mais noutros meses para que atinja a sua meta de poupança para o ano. Com um plano de poupança realista, orçamento e bom senso, será capaz de encher o mealheiro.